VOCÊ PODE ME ACHA NO FACEBOOK

FAÇA A SUA PESQUISA

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS
Artigo 5º da Constituição Federal Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva; VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

sábado, 31 de outubro de 2015

ESCOLHA UM TEMA EM ESPECIAL E TORNE-SE UM ESPECIALIST

Olá caros amigos


Nesta postagem quero oferecer dicas para que você ALCANCE SEU OBJETIVO de elaborar bons sermões. É bem verdade que cada pessoa possui sua singularidade, com seus PONTOS FORTES E FRACOS. Mas caso tenham dúvidas, favor enviarem suas perguntas que tentarei responder a todos. 

Esta primeiro mensagem também foi enviado para os que querem tornar-se pregadores e ensinadores reconhecidos. Caso tenha escolhido ambos os temas, desconsidere. Por tratar-se de uma temática importante, resolvi compartilhar com ambas as listas.



DICAS DE HOJE - (O que os pregadores bem sucedidos não revelam)
ESCOLHA UM TEMA EM ESPECIAL E TORNE-SE UM ESPECIALISTA

Pode parecer muito obvio mas é a mais pura realidade. A maioria dos pregadores e ensinadores por receio de perderem agenda e "oportunidades", normalmente aceitam todos os convites. Em alguns casos vão super bem, em outros nem tanto. O problema é que quando vão mal, acabam fechando portas. Inclusive para retornar na mesma igreja para ministrar sobre sua especialidade. 

Outra coisa importante é que seu ministério será decidido pelos outros, pelos convites e temas que eles escolherem. Assim você não terá controle de suas agendas, nem dos temas que ministrará. Não poderá ter uma disciplina pessoa de estudo, pois sempre esperará o próximo tema para correr ler alguma coisa para pregar ou ensinar. 

Quando eu comecei eu enfrentei este dilema de pregar em todos os cultos, para todos os públicos indistintamente. Mas com o passar do tempo eu fui IDENTIFICANDO OS TEMAS QUE MAIS GOSTAVA e nos quais EU SABIA MAIS e o RESULTADO ERA MELHOR. E percebi que no final do culto eu saia feliz e os irmãos também tinham gostado. O que não era frequente quando eu ministrava sobre algo que tinha pouca leitura, etc. Eu aprendi que não tenho perfil para ministrar em vigília. Pois meu perfil é mais cadenciado e normalmente esboçado. O que foge do que se espera na maioria das vigílias. Hoje eu sempre nego quando me chamam. Eu evito frustração pessoal e evito frustrar os irmãos...srsrsr

Hoje EU IDENTIFIQUEI AS ÁREAS QUE GOSTO e tenho me APROFUNDADO nelas. Quando sou convidado para ministrar ou escrever sobre temas novos, caso não tenha um bom tempo para estudar, rejeito o convite. E sou o mais FRANCO possível com quem me convida. Isso tem aumentado minha CREDIBILIDADE junto aos convites e demonstra SERIEDADE e COMPROMETIMENTO com o reino de Deus. Não posso negar que as vezes nego com "dor no coração", mas aprendi que "A REPUTAÇÃO DEMORA ANOS PARA SER CONSTRUÍDA, MAS MINUTOS PARA ACABAR". 

Identifique as áreas que mais gosta. Escolha uma para ser especialista. Estude tudo que puder sobre ela. E daqui alguns meses, você terá lido mais que qualquer outra pessoa sobre o assunto. Quando for ministrar apresentará conteúdo de qualidade. As pessoas ficarão satisfeitas com seu desempenho. E será uma referência sobre o tema. Depois disso, quando for ministrar, ou apresentar seu livro, etc sobre o assunto, todos saberão que você possui uma história.

Ou pode escolher o caminho do PATO - NÃO ANDA bem, NÃO NADA bem e NÃO VOA bem. Estará em todas, mas quando for embora dirão que você é um pregador ou ensinador bacana, que pode ser chamado quando os demais não puderem ou "derem o cano", mas infelizmente, não tem perfil para um evento de alta envergadura. 

Espero ter ajudado. Compartilhe o que achou e envie dúvidas ou sugestões

Em Cristo

Ivan Tadeu Panicio Junior

O que é Oratória, eloquência e retórica

Existem algumas expressões normalmente usadas pelas pessoas para indicarem a explanação de uma palestra, mensagem e/ou conteúdo, o que explicamos abaixo:


1.  Oratória: arte de falar em público de forma elegante, precisa, fluente e atrativa. (A fala em si);


2.  Eloquência: é dom da palavra, desenvolvido na teoria e na prática de modo coordenado, coerente e fluente. (A estrutura da fala);


3.  Retórica: é o estudo teórico e prático das regras que desenvolvem e aperfeiçoam o talento natural da palavra, baseado na observação e raciocínio (Como  se fala).