VOCÊ PODE ME ACHA NO FACEBOOK

FAÇA A SUA PESQUISA

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS
Artigo 5º da Constituição Federal Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva; VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

sábado, 24 de março de 2012

MATERIAIS ÚTEIS PARA O ESTUDO DA BÍBLIA SAGRADA.




Segue uma pequena lista de materiais importantes, os quais, muito ajudarão ao estudioso das SAGRADAS ESCRITURAS.
01, Uma BÍBLIA de estudo, ou seja, com índice temático.
02, Uma chave (concordância) BÍBLICA.
03, Um dicionário da BÍBLIA.
04, Um comentário da BÍBLIA SAGRADA.
05, Um dicionário em vernáculo.
Estes materiais, são de extrema importância para o estudioso da BÍBLIA SAGRADA, já que:
01, A BÍBLIA de estudo ajuda, pelo menos, no tocante ao estudo de algum tema, bem como no estudo biográfico.
02, Uma boa chave BÍBLICA (concordância), idem, porém também ajuda na localização de muitas passagens do contexto remoto.
03, O dicionário da BÍBLIA ajuda na elucidação de alguma palavra usada, exclusiva, ou quase exclusivamente, na BÍBLIA SAGRADA.
04, O comentário da BÍBLIA SAGRADA pode ir mais além, porém, é necessário um grande cuidado, visto que, não há unanimidade doutrinária entre todos os comentaristas da BÍBLIA SAGRADA.
05, O dicionário em vernáculo (idioma do estudioso) ajudará a elucidar o significado de alguma palavra desconhecida. O estudioso da BÍBLIA SAGRADA que não possui, pelo menos, estes materiais didáticos, terá suas dificuldades aumentadas e, porque não dizer, multiplicadas, para tirar, da mesma, o que ela tem a ensinar.
VEJAMOS O ESTUDO BÍBLICO, propriamente dito.
O TEXTO.
Todo estudo BÍBLICO é feito, baseado, num texto da BÍBLIA SAGRADA.
O TEXTO É A PORÇÃO, ESPECÍFICA, DA BÍBLIA SAGRADA QUE ESTÁ SENDO, OU SERÁ, ESTUDADA.
Exemplos:
Sal¨23; João¨14:6; Rom¨12:1-2.
O CONTEXTO.
O CONTEXTO É O RESTANTE DA BÍBLIA SAGRADA QUE TEM AFINIDADE COM O
TEXTO EM ESTUDO.
O entendimento do texto em estudo, é, grandemente auxiliado pelo contexto. Quanto ao contexto, este, pode ser:
1, CONTEXTO PRÓXIMO.
2, CONTEXTO REMOTO.
O CONTEXTO PRÓXIMO.
Como o próprio nome indica, o contexto próximo é o texto que está próximo ao texto escolhido para estudo, e que tem afinidade com o mesmo. O contexto próximo é o complemento ou o texto que completa o assunto do texto escolhido para estudo, principalmente, quando este é um versículo. Assim sendo, o contexto próximo forma um todo ou um conjunto textual inseparável no qual está inserido o texto escolhido para estudo. O contexto próximo pode conter, em relação ao texto determinado para estudo.
VERSÍCULOS ANTERIORES.
VERSÍCULOS POSTERIORES.
VERSÍCULOS ANTERIORES E POSTERIORES.
Exemplos:
CONTEXTO PRÓXIMO COM VERSÍCULOS ANTERIORES.
Texto, Mat¨1:25.
Contexto próximo, Mat¨1:18-25.
CONTEXTO PRÓXIMO COM VERSÍCULOS POSTERIORES.
Texto, Mat¨26:47.
Contexto próximo, Mat¨26:47-56.
CONTEXTO PRÓXIMO COM VERSÍCULOS ANTERIORES E POSTERIORES.
Texto, Luc¨18:16.
Contexto próximo, Luc¨18:15-17.
Às vezes o contexto próximo ultrapassa o capítulo do texto escolhido para estudo, quer seja, para o capítulo anterior, ou o capítulo posterior.
Exemplos:
CONTEXTO PRÓXIMO COM VERSÍCULOS DO CAPÍTULO ANTERIOR.
Texto, Mar¨9:1.
Contexto próximo, Mar¨8:34-9:1.
CONTEXTO PRÓXIMO COM VERSÍCULOS DO CAPÍTULO POSTERIOR.
Texto, 1ªJoão¨1:9.
Contexto próximo, 1ªJoão¨1:8-2:2.
Quando o contexto próximo é, corretamente, selecionado e adicionado ao versículo escolhido para estudo, este versículo fica incluído no contexto. Quando isto acontece, está formada uma unidade. Esta unidade é um texto BÍBLICO que jamais se separará, não só até o final do estudo, mas para sempre.
É bom sabermos que há versículos isolados, por não haver contexto próximo, ou seja, não há versículo (s) anterior (es) ou posterior (es) com afinidade com o versículo escolhido para estudo. Porém, isso não significa que não haja contexto remoto.
Exemplos.
01, Prov¨19:24.
02, Prov¨25:17.
O CONTEXTO REMOTO.
Como o próprio nome indica, o contexto remoto é composto por passagens BÍBLICAS que estão distantes da passagem em estudo, porém, que têm afinidade com a mesma.
Exemplos.
01, Texto, At¨2:39.
Contexto remoto, Joel¨2:28-32; João¨14:16-17, 15:26-27; At¨10:44-48, 11:15-18.
02, Texto, Luc¨18:15-17.
Contexto remoto, Mat¨19:13-15; Mar¨10:13-16.
03, Texto, Mat¨1:18-25.
Contexto remoto, Is¨7:14; Miq¨5:2; Luc¨2:1-7.
Nas BÍBLIAS, as referências laterais, centrais, ou de pé de página, geralmente, apontam para passagens do contexto remoto da passagem BÍBLICA. De uma forma bem abrangente, o contexto pode estar no capítulo da passagem em estudo, capítulos adjacentes, livro, ANTIGO TESTAMENTO, NOVO TESTAMENTO, EVANGELHO, cartas, pentateuco, livros históricos, livros poéticos, livros proféticos, etc., ou seja, em toda a BÍBLIA SAGRADA, a qual, para todos os efeitos, é o contexto geral e total de toda e qualquer passagem BÍBLICA. Para um melhor entendimento da passagem BÍBLICA escolhida para estudo, é bom que busquemos o contexto remoto, de todo o contexto próximo.:

APENAS PARA SUA AUTOAVALIAÇÃO
01, Separar dez textos BÍBLICOS (para facilitar, devem ser versículos).
02, Descobrir o contexto próximo, de cada um, dos dez textos BÍBLICOS.
03, Descobrir, pelo menos, uma passagem BÍBLICA, que faça parte do
contexto remoto, de cada um dos dez textos BÍBLICOS.

ESTUDE TEOLOGIA E SEJA CHEIO DA PALAVRA E FÉ.

INFORMAÇÕES POR EMAIL !!!