VOCÊ PODE ME ACHA NO FACEBOOK

FAÇA A SUA PESQUISA

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS
Artigo 5º da Constituição Federal Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva; VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

sexta-feira, 6 de julho de 2012

O que é um Conferencista?



O que é um Conferencista?

O texto abaixo, faz parte da aula que ministro no Curso "Jovens Pregadores: Propostas e Perspectivas."

DEFINIÇÕES

Aprendi ao longo de minha experiência como crente e ministro do Evangelho que, devo viver de acordo com o estilo de vida que escolhi. Logo, se sou pastor, tenho que viver como pastor, dar testemunho de pastor, amar como pastor, ver como pastor, enfim, ter todas as qualidades de pastor. Como as pessoas me reconhecerão como pastor, se não possuo as qualificações para tal?
Quanto a alguns que se intitulam Conferencistas de hoje, percebe-se uma discrepância sem tamanho entre, discurso e domínio do assunto. Por isso, vale a pena lembrar: o que é um Conferencista? Quais devem ser suas qualificações?
Bem, qualquer dicionário da Língua Portuguesa define Conferencista como: "pessoa que fala em uma reunião sobre assuntos próprios, para instruir, elucidar, esclarecer..." Entenda  que "assuntos próprios" aqui diz respeito a assuntos específicos, sobre o qual o conferencista debruçou e gastou tempo no estudo e na pesquisa, fazendo, às vezes, pesquisa de campo, se tornando um especialista naquele assunto. 
Para exemplificar, vejamos um uma frase tirada de uma publicação da Folha de São Paulo de 13/04/2011:

"A obra foi escrita pela inglesa Karen Armostrong, que foi freira durante sete anos, bacharelou-se em literatura em Oxford e hoje é consultora e conferencista na área de religião comparada. Em um dos capítulos, ela analisa o fundamentalismo religioso, um tema que ganhou atualidade desde os ataques de 11 de setembro."

O Conferencista, portanto, é :
Alguém especializado em algum assunto;
Alguém que fala embasado em dados e estribado em uma doutrina;
Um pesquisador;
Um ensinador.

Vale lembrar que a palavra conferencista vem de "conferir", isto é, verificar, ver se é mesmo, confirmar, averiguar. A expressão indica dois tempos da vida do verdadeiro conferencista: a primeira é a pesquisa, a segunda é a divulgação da pesquisa, o que inclui suas palestras e conferências.
Uma palavra aos nossos amados Conferencistas: não gastem tempo ouvindo apenas pregações de famosos "Conferencistas", o estudo e a pesquisa é a característica elementar de um conferencista, além, claro, de uma vida de inteira consagração a Deus, através da oração e estudo de sua Palavra. O que fazer então?
·                     Descubra qual assunto bíblico ou teológico te fascina;
·                     Se especialize nele;
·                     Ouça outros especialistas no assunto;
·                     Faça seus cursos teológicos e seculares com foco nele. Ao fazer um curso, se pergunte: "este curso me ajudará a ter mais conhecimento sobre o assunto que me fascina?"
·                     Consuma livros e informações acerca do tal assunto.
Se seu estilo de apresentação no púlpito, se inclina mais para a pregação do que para a palestra, você tem duas opções: ou tentar mudar, isso é possível se favorecer seu ministério, ou pregar demostrando domínio no assunto e embasamento. Todavia, o Conferencista é aquele que esclarece, que elucida, que dá tempo à sua platéia administrar as informações, o que dificilmente acontecerá durante uma pregação.
Se a característica fundamental do conferencista é esclarecer, elucidar, dar a entender, então, pode-se dizer que os verdadeiros conferencistas são encontrados em seminários, simpósios, debates. São aqueles que gastam tempo provando, mostrando, exibindo, discursando com embasamento, etc.
São poucos os pregadores que carregam consigo a capacidade de ensinar e conferir com o público o assunto que se propõe a discursar.

Pregadores simplesmente, não podem ser chamados de conferencistas. Um palestrante que não domina o assunto, não pode ser chamado de conferencista. Conferencista é quem gasta tempo para conferir, estudar, pesquisar e consegue levar seu público à reflexão.
A maioria dos chamados conferencistas de hoje não possuem tais características. Estão preocupados com a retórica e eloquência ou até com a aparência, mas demonstram pouco conhecimento e falta de embasamento. 
Isto pode ser mudado, se você, jovem conferencista, deseja mesmo servir a Deus com o dom que ele te deu. Até o próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário